A oportunidade de realizar o sonho de fazer o ensino superior se torna possível para muitos estudantes por meio de programas de bolsas, como o Educa Mais Brasil e o Quero Bolsa.

Para este segundo semestre, são mais de 130 mil bolsas, com até 75% de desconto, disponíveis em instituições de ensino do Espírito Santo nesses programas, que ajudam os estudantes a fazer a faculdade de acordo com o orçamento e o curso desejado.

Segundo o diretor de relações institucionais do Quero Bolsa, Marcelo Lima, o programa vai oferecer 111 mil bolsas em 59 faculdades da região, com cursos presenciais e a distância.

“No Estado, são 2.930 cursos com bolsas disponíveis, podendo chegar até 75% de desconto. Qualquer estudante tem acesso a esse valor. Não é por mérito acadêmico ou condição especial, mas sim para todos”, explica.

Para Lima, a oportunidade é única para os estudantes. “Nesse semestre que se inicia, muitas universidades abrem as portas para os estudantes. É necessário escolher uma bolsa disponível no site em alguma instituição parceira que se enquadre em seus objetivos e orçamento, adquirir a pré-matrícula e já é possível usufruir do percentual de desconto até o final do curso”, explica.

Já no Educa Mais Brasil, para estudantes que realizarem a matrícula para o segundo semestre do ano este mês, estão disponíveis 26 mil bolsas em mais de 1.300 cursos em 73 instituições, incluindo a modalidade a distância.

Além das bolsas realizadas por programas, algumas faculdades possuem programas próprios que preveem descontos para diversos grupos da sociedade.

No Cet-Faesa, por exemplo, já estão abertas as inscrições para o vestibular, com descontos para as graduações com duração de dois anos.

São 25% de desconto para alunos de escola pública, membros de igrejas e empresas conveniadas durante todo o curso e até 50% de desconto para transferência e segunda graduação.

Já o Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), na Serra, está oferecendo para o segundo semestre 134 bolsas com até 45% de desconto para os cursos noturnos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia. A unidade de Colatina também oferece bolsas.

Opções de desconto

Programas de bolsas
Educa mais Brasil

Bolsas: são mais de 26 mil bolsas de estudo no Espírito Santo.
Descontos: de até 70%.
Cursos: possui 1.328 cursos com bolsas disponíveis.
Instituições parceiras: 73.
Inscrição: basta acessar o site www.educamaisbrasil.com.br e fazer a gratuita, escolhendo o curso, série e informando os dados pessoais. Havendo vaga disponível a aprovação é imediata.

Quero Bolsa
Bolsas: são 111 mil bolsas.
Descontos: de até 75%.
Cursos: são 2.930 cursos com bolsas disponíveis.
Instituições parceiras: são 59 faculdades disponibilizando o benefício, entre elas a Universidade Vila Velha (UVV), Faculdade do Espírito Santo (Faces) e Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc).
Inscrição: pré-matrícula no site www.querobolsa.com.br para garantir desconto até o fim do curso.

Faculdades no Estado

Algumas instituições oferecem bolsas para os alunos que fizerem o vestibular e matrícula neste mês para o segundo semestre do ano.

Unesc
Serra

Bolsas: são 134 bolsas para os cursos noturnos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia.
Descontos: são oferecidas bolsas com descontos a partir de 45%.

Colatina
Bolsas: possui sete bolsas para os cursos de noturnos de Medicina Veterinária, Educação Física e Administração.
Informações: www.unesc.br

Cet-Faesa
Desconto: os alunos que ingressarem neste semestre contam com desconto especial de até 50%.
Cursos: Tecnólogo em Comércio Exterior, Tecnólogo em Gestão Comercial, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Tecnólogo em Logística.
Informações: www.cetfaesa.com.br

Pio XII
Desconto: são 30% de desconto no segundo semestre.
Cursos: o desconto é válido para os cursos de graduação em Direito, Ciências Contábeis, Administração, Comércio Exterior, e os tecnólogos em Logística, Processos Gerenciais, Recursos Humanos e Comércio Exterior.
Programa Mais Bolsa: possui parceria e está oferecendo 29 bolsas de estudo para cursos superiores da faculdade.
Informações: www.pioxii-es.com.br

Faesa
Desconto: para alunos de escola pública, disponibiliza bolsas de 25% durante toda a graduação.
Estudantes transferidos de outras instituições e também para segunda graduação, ganham 50% de bolsa.
Informações: www.faesa.br

Católica de Vitória
Programa quero bolsa: não há limite de bolsas para os cursos.
Desconto: de 10% para o turno noturno e até 20% para o matutino.
Programa educa mais brasil: são cinco vagas por curso.
Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Serviço Social, Sistemas da Informação, entre outros.
Informações: www.ucv.edu.br

Multivix
Desconto: 50% de desconto para alunos que querem cursar sua segunda graduação presencial.
Informações: multivix.edu.br