Oportunizando uma oferta compatível com a realidade das pessoas, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abriu mais de 35 mil vagas para o atendimento educacional aos jovens e adultos de todo o Estado. A pré-matrícula – para o segundo semestre – deverá ser realizada, de segunda (09) a sexta-feira (13), no site da Sedu (www.educacao.es.gov.br), no banner Chamada Pública Escolar – EJA 2018.

Neste segundo semestre, serão abertas 35.240 vagas sendo 26.280 para Ensino Médio e 8.960 para o Ensino Fundamental, em 157 escolas de Norte a Sul do Estado. As aulas terão início no dia 23 de julho.

“O processo de matrícula será todo online, mas se o interessado não tiver acesso pode procurar, presencialmente, uma escola. O modelo semipresencial é um estímulo para pessoa poder conciliar trabalho, família e escola”, explicou a secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Em 2017, a modalidade EJA passou a ser semipresencial, com aulas três vezes por semana. A carga horária da EJA é de 12 aulas presenciais (semanais) que ocorrem terça, quarta e quinta-feira. Os professores encaminham atividades a serem executadas nas segundas e sextas-feiras para que os alunos no tempo não presencial possam fazer exercícios de fixação dos conteúdos dados, reforço, pesquisa e produções. Além disso, o professor possui como apoio didático a coleção de livros específicos, a plataforma Sedu Digit@l, a plataforma Currículo Interativo, entre outros, a fim de subsidiar seu planejamento e avaliação.

Atualmente, a rede estadual conta com 32.834 estudantes matriculados, em 159 unidades escolares do Estado.

Confira abaixo os períodos da Chamada Pública Escolar:

Pré-matrícula

A pré-matrícula para a modalidade EJA deverá ser realizada, de segunda (09) a sexta-feira (13), no site da Sedu (www.educacao.es.gov.br), no banner Chamada Pública Escolar – EJA 2018.

Podem solicitar matrícula para os cursos na modalidade EJA, os candidatos que tiverem idade mínima completa de 15 anos para o ingresso no Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio, conforme Resolução do Conselho Estadual de Educação de Nº 3.777 de 20 de outubro de 2014 e, ainda, a Resolução do CEE de Nº 3.724 de 31 de março de 2014.

O estudante deve preencher o cadastro com todos os dados solicitados e clicar no botão “próximo” – tenha em mãos o número do CPF (do responsável ou do estudante quando maior de 18 anos).

Após preencher os dados, clique na opção de escolha da unidade escolar na qual o estudante deseja ingressar. Caso tenha interesse em colocar mais opções, clique no botão adicionar opção de escolha. Podem ser adicionadas até três unidades escolares. Para finalizar, clicar no botão “próximo”.

É importante revisar e confirmar os dados informados e clicar no botão “Pré-matrícula”. Salve no computador ou imprima a sua solicitação.

Depois de finalizado, será gerado um login e senha para que possa ser consultado posteriormente o resultado da pré-matrícula.

O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas estaduais, em todo Estado, para fazer sua solicitação de matrícula.

Vale destacar que a localização dos alunos nas vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.

Resultado da Pré-matrícula

O resultado da pré-matrícula será divulgado a partir do dia 20 de julho no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.

Efetivação da matrícula

A efetivação da matrícula deverá ser realizada após a divulgação do resultado, de 20 a 27 de julho, no horário de funcionamento das unidades escolares que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para efetivação da matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou de casamento, histórico escolar/ficha de transferência ou comprovante equivalente e comprovante de residência (fatura de água ou energia, ou telefone fixo do último mês que anteceder à matrícula escolar, ou carnê IPTU ou declaração do proprietário ou contrato de locação, caso o imóvel seja alugado) e duas fotos 3X4.

Informações adicionais:

(27) 3636-7860 / 7861 /7865